Terapia de Casal

A Terapia de Casal é, antes de tudo, um espaço e um tempo que o casal possui para ele mesmo. É o momento em que ambos os parceiros param para olhar um para o outro e, posteriormente, olhar para a relação. É o momento em que o casal pode falar, pensar e refletir sobre si, sobre o outro e sobre a relação. Portanto, cada encontro ou cada sessão facilita com que o casal possa se perceber.

É através deste olhar, que um poderá ouvir o outro. Ambos poderão falar o que sentem, o que pensam, o que acham sobre determinada situação e sobre os problemas vividos. O casal pode  pensar junto sobre as possibilidades de solução das dificuldades, fortalecendo, desta forma, a relação que existe entre os parceiros.

O mais importante na Terapia de Casal é a disposição de ambos os parceiros para caminhar juntos neste processo e o comprometimento com possíveis mudanças e crescimento na relação. Assim, o casal acaba vivenciando uma relação de cumplicidade, parceria e co-responsabilidade, independente dos problemas vividos.

Desta forma, a Terapia de Casal é um processo de aprendizagem, em que ambos os parceiros podem, através das técnicas, das conversações e das intervenções do terapeuta, vivenciar e aprender a se comunicar melhor, a rever seus comportamentos e escolhas e a pensar juntos sobre novos caminhos e novas possibilidades de se relacionar.

 

A Rachel Montenegro é Psicóloga com mais de 12 anos de atuação em terapia individual, familiar e de casal. Mestre (stricto sensu) em Psicologia na Universidade Federal do Ceará – UFC/CE e Pós-graduada (lato sensu) em Terapia Familiar e de Casal na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, com vivência em terapia familiar e políticas publicas na área da saúde mental, assistência social e direitos humanos.

Além disso é Autora do e-book Vozes femininas: Negociando sentidos (2016) e Co-autora do livro Família e Vulnerabilidade Social  (2015).

Marque sua consulta próximo ao metrô Campo Limpo ou metrô Santa Cruz.