Fazendo as pazes com a ansiedade

 

Sabe aqueles dias que você acorda e é invadido por um milhão de pensamentos, onde você começa a fazer uma lista mental de todas as obrigações a fazer, olha no relógio e tic-tac ele não para…será que vai dar tempo? Será que vou conseguir?

 

E quando você tem uma prova a fazer, um exame médico ou até mesmo uma viagem se aproximando e não consegue parar de pensar, um pensamento carregado de preocupação, com todas as milhões de coisas que podem acontecer e atrapalhar tudo…e então você é invadido por um pessimismo desenfreado.

 

Ou quando você começa a sentir medo nas situações cotidianas, como pegar um metrô, andar de elevador, entrar em um shopping cheio…fica imaginando quantas coisas ruins podem acontecer nesses momentos a ponto desse pensamento te travar e você não conseguir sair do lugar?

 

E aí o seu corpo é invadido por sensações como falta de ar, o coração parece que vai sair do peito, as mãos começam a suar e você sente que vai perder o controle de si mesmo…

 

É…parece que você está ansioso. E agora?

 

Existem muitas formas de aprender a lidar com a ansiedade. A primeira delas é identificar a ansiedade e conhecê-la. Entender como ela funciona em você, como ela afeta a sua vida diária. Encará-la de frente.

 

Através da psicoterapia é possível mudar a forma como você se relaciona com as situações do dia a dia e assim, minimizar o efeito que a ansiedade tem em sua vida.

 

 

A Rachel Montenegro é Psicóloga com mais de 12 anos de atuação em terapia individual, familiar e de casal. Mestre (stricto sensu) em Psicologia na Universidade Federal do Ceará – UFC/CE e Pós-graduada (lato sensu) em Terapia Familiar e de Casal na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, com vivência em terapia familiar e políticas publicas na área da saúde mental, assistência social e direitos humanos.

Além disso é Autora do e-book Vozes femininas: Negociando sentidos (2016) e Co-autora do livro Família e Vulnerabilidade Social  (2015).

Marque sua consulta próximo ao metrô Campo Limpo ou metrô Santa Cruz.